A evolução da Mulher na Política
Índice
Pág.
Introdução………………………………………………………………………………….2
Exploração do tema…………………………………………………………………….3
Construção do modelo de análise e observação………………………….6
O voto feminino em Portugal………………………………………………………12
Problemática………………………………………………………………………………14
Análise das informações e conclusões………………………………………...15
Bibliografia………………………………………………………………………………….17
Introdução
Com este trabalho pretendemos fazer uma abordagem sobre a intervenção das mulheres na Política e a evolução do seu status nesse meio.
Como sabemos, a sociedade é composta por homens e mulheres, mas ao longo dos séculos não se observou um sistema de igualdade para ambos os sexos. O que se pretende não é a supremacia de um face ao outro, mas um sistema de equidade que nos permita viver numa sociedade democrática e justa para todos os cidadãos. A mulher foi negligenciada e esquecida ao longo da história, principalmente no que se refere a usufruir dos mesmos direitos que os homens na sociedade, sendo afastada para um papel secundário e pouco interventivo nas questões civis, sociais ou políticas.
Á mulher, durante séculos, coube apenas o papel de administrar o lar e a família. Progressivamente entrou no mercado de trabalho, principalmente na época da Revolução Industrial e, posteriormente, durante as Guerras Mundiais. Contudo, continuava a não estar em situação de igualdade relativamente aos homens, pois a lei continuava a não favorecer a mulher no estabelecimento de remunerações para um mesmo cargo ou no acesso de oportunidades a um emprego.
Para realizarmos este trabalho definimos como pergunta de partida “De que modo se dá a evolução da participação das mulheres na política?”.
Como complemento ao trabalho, iremos expor uma entrevista realizada à Deputada Rita Calvário, no âmbito de compreender o papel da mulher na política e de que modo esta (Rita Calvário) sente ou não algumas diferenças por pertencer ao sexo