A DELINQUÊNCIA JUVENIL EM ANGOLA
Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------- 1
A delinquência juvenil ---------------------------------------------------------------------- 2-10
Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------- 11
Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------------------- 12
INTRODUÇÃO
A delinquência juvenil refere-se aos actos criminosos cometidos por menores de idade. É uma questão que merece toda atenção, pois é um problema muito complexo e, acima de tudo, está a se tornar mais visível e desta forma torna-se mais preocupante para as autoridades e as sociedades. Em Angola, a delinquência juvenil é um tema que tem merecido diversos e profundos estudos e investigações que se estendem pelos diversos domínios das Ciências Sociais e Humanas como: a Psicologia, a Sociologia e o Direito.
Este trabalho tem como tema a delinquência juvenil, porque sendo esse um problema social pretendemos explorar a temática através de três prismas: dar a conhecer o que é o fenómeno, as causas da delinquência juvenil, analisamos os factores que levam um jovem a enveredar pelo crime, as estatísticas dos casos de delinquências juvenis verificados em algumas das áreas do nosso país, a imputabilidade e por fim, formas de prevenção destes actos delinquentes.
1. Surgimento da Delinquência Juvenil em Angola
Angola tal como qualquer outra sociedade humana , esta sujeitar a se submeter a este fenómeno social que afecta todas as sociedades do mundo inteiro, pelo simples facto de que enquanto houver famílias , haverá sempre delinquência juvenil, só que com o passar dos tempos este ,mal tem tendência negativa sobre as sociedades subdesenvolvidas como é o caso de Angola . Porque os jovens em Angola, querem ter a mesma liberdade dos jovens europeus , e Americanos que vêem na televisão e