A evolução da inflação no brasil
FACULDADE DE ITAITUBA - FAI
CURSO DE BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – I PERÍODO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSOR: JOÃO NETO
ASSUNTO: A EVOLUÇÃO DA INFLAÇÃO NO BRASIL
ACADÊMICOS:
ANDRESON DA GAMA SILVA
ANTONIO VINÍCIUS FERREIRA DE SOUSA
JÉSSICA ADRIANA REIS
ITAITUBA-PA
2012
OS PLANOS DE ESTABILIZAÇÃO DA MOEDA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS
O Plano Bresser
Luiz Carlos Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda Em abril de 1987. Na tentativa de controlar e estabilizar os preços, Bresser apresentou um novo plano econômico dois meses depois, em junho. As medidas, por vez, incluíam o congelamento de preços e salários, sendo que, embora ortodoxas e heterodoxas, o plano era mais flexível que os anteriores, pois previa a duração de noventa dias para a adequação e tabelamento dos preços. Até mesmo os tributos do setor público foram congelados. A então equipe econômica trabalhou para evitar uma valorização da moeda, o que prejudicaria as exportações.
A inflação caiu de 27,7%, logo no primeiro mês em maio, para 4,5% em agosto. O congelamento provocou grande perda salarial e para evitar a queda do poder de compra do trabalhador, o governo voltou a permitir reajuste de salários. O país retomou então, as negociações com o FMI (Fundo Monetário Internacional) para o pagamento de juros da dívida e a moratória, que havia sido decretada em fevereiro de 1987, foi suspensa.
Para diminuir o déficit público tomou algumas medidas, como: aumentar tributos eliminou o subsidio do trigo e as obras de grande porte já planejadas foram adiadas, entre elas o trem bala entre São Paulo e Rio, Ferrovia Norte Sul, Pólo petroquímico do Rio de Janeiro e desativa o gatilho salarial. Mesmo com todas essas medidas a inflação chegou a 366% em dezembro de 1987. Bresser deixou o ministério em 6 de janeiro de 1988,sendo substituído por Maílson da Nóbrega.
Maílson da Nóbrega assumiu o Ministério da Fazenda propondo