A INFLA O ATUAL NO BRASIL
O significado literal da palavra inflação é enchimento, aumento do tamanho. Inflação é uma palavra utilizada sobre tudo num contexto econômico. O significado econômico mais utilizado de inflação é diminuição do valor do dinheiro (desvalorização). O efeito é uma subida dos preços e após algum tempo consegue-se comprar menos com a mesma quantidade de dinheiro. O oposto de inflação é a deflação. Com esta última os preços descem e o seu dinheiro fica mais valioso.
Nesta página pode comparar os números atuais de inflação de um grande número de países e regiões. No resumo encontra os seguintes números:
IPC - índice de preços ao consumidor (muitas vezes considerado o número de inflação mais importante do país)
IHPC - índice harmonizado de preços ao consumidor (é utilizado para comparar a inflação dentro da Europa)
Quando falamos sobre a inflação no Brasil, referimo-nos maioritariamente à inflação baseada no índice de preços ao consumidor, ou seja IPC. O IPC brasileira reflete a evolução dos preços de um pacote de produtos e serviços padrão que as famílias na Brasil adquirem para consumo. Para determinar a inflação, compara-se percentualmente o nível IPC de um determinado período em relação ao nível do período anterior. Havendo uma descida dos preços estamos então perante deflação (inflação negativa).
No Brasil, a meta para a inflação foi definida em termos da variação do Índice
Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE. O
IPCA, como o nome indica, é índice de preços ao consumidor, diferentemente de outros índices, como os de preços no atacado e gerais. A escolha do índice de preços ao consumidor é frequente na maioria dos regimes de metas para a inflação, pois é a medida mais adequada para avaliar a evolução do poder aquisitivo da população. Dentro do conjunto de índices de preços ao consumidor, o IPCA foi escolhido por ser, dentre os dois índices com cobertura nacional (o outro é o Índice Nacional de Preços