a evolução da historia
Disciplina: Fundamentos da Educação
EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
O homem em sua história somente desenvolvea educação por meio da aprendizagem mútua. Na antiguidade, acontecia através da transferência de pai para filho. Na idade média passa a se enxergar a educação de forma diferenciada, sendo que as classes abastadas pagavam mestres particulares para suas crianças. No século XVIII, nasceram as primeiras escolas públicas mantidas pelos Estados.
Em meio a estes processos históricos, a escola sempre foi tida como instrumento das classes dominantes para sua manutenção, de sua hegemonia, essa ideia de apropriação da educação formal por uma classe social vai atravessar toda idade média e moderna até o momento que este paradigma for quebrado pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais do século XVIII.
No início da educação moderna, a criança se desprende dos dogmas da igreja e pode falar livremente. No fim das cruzadas no século XVIII, ocorre um grande crescimento urbano e cultural. A burguesia tem interesse pela educação, para que seus filhos tomassem frente à política e aos seus negócios. No proletariado, a educação servia para formar uma força de trabalho responsável pela produção. Houve grandes conflitos entre burguesia e proletariado. As condições espontâneas são deixadas de lado com a ascensão dos comerciantes e o surgimento da classe burguesa. O anseio democrático surge cada vez mais manifestado e, com ele, à vontade pelo poder social. Praticamente, todo homem tinha direito de assumir cargos públicos ou até encabeçar o Estado. Era necessário que ele convencesse os outros das suas capacidades. Estes fatores propiciaram o surgimento de escolas, nas quais se dava muita importância à oratória. Por meio desses conhecimentos, preparava-se o discípulo para o ingresso na vida social.
Na formação do mundo contemporâneo vale lembrar que a educação aparece com uma proposta acentuadamente ideológica. As diferenças