A EVOLUÇÃO DA DIALÉTICA ENTRE CAPITALISMO E MEIO AMBIENTE
Língua Portuguesa
13/10/2013
RESUMO
O estudo deste artigo diz respeito de como se desenvolveu a relação dialética e conturbada entre capitalismo e o meio ambiente até a atual necessidade de convergência entre estes dois opostos. Para isso será abordado a Revolução Industrial e sua busca por matérias-primas que exploraram a natureza por completo em nome do lucro. E também a globalização e o consumo de bem cada vez menos duráveis degradou a natureza. E por fim chagando a atual revolução sustentável que busca aliar progresso e preservação através de consumidores verdes e da existência de empresas sustentáveis. Chegando à conclusão de que isto só se torna possível graças ao desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Dialética-Capitalismo-Meio Ambiente.
1. INTRODUÇÃO
A dialética é Arte de argumentar ou discutir. Maneira de filosofar que procura a verdade por meio de oposição e conciliação de contradições (lógicas ou históricas). À medida que o capitalismo se consolidava o homem se distanciava da natureza. Isto, pois o capitalismo via o meio ambiente como uma fonte inesgotável de riquezas e matérias-primas que eram por direito divino explorar, perdurando, este modo de pensar, até o inicio do século XXI. Isto quando o ser humano retornava à natureza ao passo que sua consciência ambiental evoluía
Neste estudo, pretende-se mostrar como se desenvolveu a relação dialética entre o capitalismo e o meio ambiente, tal relação alterando-se à medida que a consciência humana em relação ao meio ambiente evolui.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Revolução Industrial A consolidação do sistema capitalista marcou o inicio da relação dialética entre este e o meio ambiente isto em um período que a consciência ambiental era mínima. Este período foi a Revolução Industrial, e este mínimo de consciência ambiental era acreditar que se tinha o direito de intervir à vontade na natureza.
Na