A evolução da ciência da informação – linha do tempo
Curso de Graduação em Arquivologia
Disciplina: Fundamentos da Ciência da Informação
Atividade: Trabalho final
Professor: Leandro Negreiros
Nome: Bruno Santos, Felipe Ramos, Lívia Serpa, Luiz Filipe, Joana Guimarães, Vanessa Vasconcelos
A evolução da Ciência da Informação – Linha do tempo
• 1907
Em 1904, Otlet e La Fontaine começaram a publicar seu sistema de classificação, o qual eles chamavam de Classificação Decimal Universal. Este foi finalizado em 1907. Segundo Freire, “[...] no processo de criação de instrumentos necessários para a organização, armazenagem e recuperação da informação, Otlet e La Fontaine centraram seus esforços no conteúdo dos documentos, ou seja, na informação em si, e isto foi realmente inovador, pois até então nunca havia sido feito.”
• 1916 – No Brasil
Criação da Academia Brasileira de Ciências, originada nas dependências da Escola Politécnica, em reuniões informais de um grupo de professores dessa Escola, foi fundada em 3 de maio de 1916 a Sociedade Brasileirade Ciências, na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República.
• 1929
O período gestado após crise de 1929 se caracteriza pela falsa mudança que manteve a hegemonia burguesa e os princípios básicos do capitalismo. Neste contexto, o desenvolvimento científico e tecnológico, proveniente dos esforços da guerra dos anos 30, passou a permear o capitalismo industrial, que se deparou com o crescimento exponencial da informação.
• 1939 – 1949
A denominada explosão da informação caracterizou esse momento, em que a informação se torna a base para o progresso econômico, ancorado no binômio ciência e tecnologia. Foi na década de quarenta que Cybernetics or control and communication in the animal and the machine, de Wiener e The mathematical theory of communication, de Shannon e Weaver vieram como uma prévia para o anúncio da Ciência da Informação.
A teoria de Shannon e Weaver, normalmente