A evolucao dos meios geograficos
Os meios geográficos
Principais características
Meio Natural
- adaptação humana aos sistemas naturais;
- escassez de técnicas;
- poucas modificações no espaço.
Meio Técnico
-inovações técnicas;
-espaço mecanizado;
-profundas transformações espaciais.
Meio Técnico- Científico-Informacional
-profunda interação entre a ciência e a técnica;
-evolução do setor ligado a informação e a comunicação;
-mundialização do circuito espacial da produção;
-ideologia do consumo, do crescimento econômico e do planejamento.
Fonte: elaborado a partir de dados coletados em Santos & Silveira (2001), Moreira (2002) e Santos (1992).
2.1 Meio natural
O meio natural é marcado pelos tempos lentos da natureza, e pela adaptação humana aos sistemas naturais. Esse período se caracterizou pela escassez de instrumentos artificiais necessários ao domínio desse mundo natural, e pode ser chamado também de pré-técnico.
Devido ao exposto acima, podemos entender que o espaço geográfico nesse período sofreu poucas modificações pela ação humana, pois se toda ação supõe uma técnica, e o referido período foi marcado pela escassez de técnicas, logicamente houve uma predominância do meio natural sobre o antrópico.
Dessa forma, Santos & Silveira (2001), com base em Galvão, entendem que os assentamentos humanos fundavam-se assim nas ofertas da natureza e, as localizações econômicas, resultavam da combinação entre as necessidades de cada produto e as condições naturais preexistentes. Assim, as necessidades humanas eram balizadas pela reprodução harmoniosa da natureza e os seres humanos procuravam se adaptar ao meio natural.
2.2 Meio Técnico
Um segundo período, no entendimento de Santos & Silveira (2001), é aquele em que predominam os meios técnicos e o espaço é mecanizado. Pode-se chamar de meio técnico, o período a partir do qual a produção se tornou social. Esse período é marcado pelas inovações técnicas e o conseqüente aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho. É um