A Europa - Principais Tratados
Os Primórdios
Como sabemos, após o final da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de evitar que as potências europeias entrassem em conflitos, foi criada a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - Ao submeter a produção das matérias-primas fundamentais à indústria bélica numa única autoridade, os países-membros da organização teriam grandes dificuldades em iniciar um conflito entre si. Através de um popular discurso, a Declaração Schuman, Robert Schuman e Jean Monnet fizeram a proposta para a dita comunidade, que foi acolhida de maneira díspar dentro dos governos europeus e marcou o início da construção europeia, ao ser a primeira proposta oficial concreta de integração europeia.
A ideia para a consolidação da união dos países europeus partiu de dois políticos, Jean Monnet e Robert Schuman.
Propuseram, através da Declaração Schuman, colocar a produção franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade comum, numa organização aberta à participação de outros países da Europa. Essa proposta levará à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que foi origem da atual União Europeia.
A declaração marcou o início da integração entre os estados europeus contrastando com a tendência nacionalista e tensas rivalidades anteriores à guerra. Esta nova realidade foi impulsionada em grande medida pelo fim da hegemonia histórica europeia sobre o mundo, após a Segunda Guerra, o que consciencializou os europeus da sua própria fragilidade perante o surgimento de duas novas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, com maior poder militar e económico em relação ao conjunto heterogéneo de países europeus. Além disso, as consequências do conflito incutiram nos cidadãos europeus o desejo de criar um continente mais livre e justo à medida que as relações entre países se iam desenvolvendo de forma pacífica, para evitar por todos os meios um novo conflito entre os países europeus.
Tratado de Paris e a CECA (1951)
Foi