A etiologia clinica
A Etologia é uma combinação de estudos de laboratório e de campo com um forte caráter interdisciplinar, combinando conhecimentos de neuroanatomia, ecologia e evolução
E por outro lado, ela integra-se intimamente com outras disciplinas, principalmente das Ciências Humanas, fornecendo valiosas contribuições.
A partir do desenvolvimento da Etologia, algumas novas disciplinas se estruturaram, como a Paleo-etologia humana, que tenta reconstruir o comportamento dos hominídeos fósseis. Outra delas é a Etoprimatologia (ou Etologia de Primatas), dedicada ao estudo do comportamento dos primatas não humanos atuais, os quais apresentam padrões de comportamento que poderiam ter pertencido aos nossos ancestrais. aqui eu achei explicando o q é etologia
Dois exemplos de comportamentos de primatas que despertam o interesse da Etoprimatologia são a forma de estrutura social de babuínos e as habilidades técnicas exibidas pelos chimpanzés.
Os métodos de estudo e aspectos do comportamento analisado não são uniformes e universais, variando conforme a corrente de pesquisa à qual o cientista mais se identifica, dentre as que surgiram ao longo da história da Etologia.
Etologia Clínica
O que é?
Etologia é a ciência que estuda o comportamento animal. A etologia clínica nada mais é do que a etologia aplicada à clínica de animais de estimação, em especial cães e gatos.
Pra que serve?
Atende aos proprietários que acham que seu animal está agindo de um modo estranho, demonstrando comportamentos inadequados.
Agressividade, ansiedade de separação, coprofagia, medo e por aí vai. Muitas vezes, o proprietário já tentou “de tudo” para melhorar o comportamento de seu mascote, mas nada funcionou. A partir disso, a frustração com o animal é cada vez maior e isso pode levar à negligência, abandono e até