A ETICA do psicologos
Psicológica e a Ética”
Pasquali, Luiz
A ética na Avaliação Psicológica
Os princípios éticos básicos a serem seguidos nos diferentes âmbitos da Psicologia foram claramente delineados pela American
Psychological Association ( APA
-1992);apresentando seis padrões básicos norteadores a serem respeitados na formação e atuação de psicólogos, que são:
1.
2.
3.
4.
Competência;
Integridade;
Responsabilidade científica e profissional;
Respeito pela dignidade e direitos das pessoas; 5. Preocupação com o bem –estar do outro;
6. Responsabilidade social.
Competência
Este princípio estabelecido pelo APA, estabelece que o psicólogo deve sempre manter os mais altos padrões de excelência no seu trabalho. Neste sentido, ele deve reconhecer os limites da sua competência e as limitações da sua especialidade, oferecendo assim somente os serviços nos quais se sente adequadamente adequadamemte habilitado.
Oakland (2000) destaca a necessidade dos profissionais que trabalham na área da avaliação psicológica, estarem sempre se reciclando e se especializando.
Integridade
A APA define o comportamento e atitudes éticas tanto nos seus aspecto científico quanto nas relações entre o ensino e a prática da Psicologia.
Espera-se que tenha comportamentos honestos, justos e respeitosos na sua atuação, qualquer que seja o âmbito do seu trabalho.
Segundo Muñiz (1997), o Código de ética deve permear e os valores pessoais não devem afetar o relacionamento com o paciente.
Responsabilidade científica e profissional
O Psicólogo deve reconhecer a importância do seu comportamento e atuação, procurando sempre atender, com técnicas específicas as necessidades de diferentes tipo de clientela.
Deverá respeitar os colegas, Oakland (2000) adverte que o comportamento ético deve ser entendido como mais amplo, ou seja, no ambiente em que o trabalho é desenvolvido.
Respeito à dignidade das pessoas
Definido pelo APA, refere-se a necessidade de reconhecimento do direito a privacidade,