Modelo De Relat Rio
Thaiza Abreu
?
Empuxo
Relatório apresentado ao professor Walace Pacheco, do curso de Graduação em Engenharia Civil, Turma 3138 (2ªfeira 19:20), da Universidade Estácio de Sá Campus Sulacap como requisito parcial para avaliação da disciplina de Física Experimental 2.
.
Rio de Janeiro
Março/2015
1. INTRODUÇÃO
Quando retiramos algo de dentro de um vasilhame cheio de água ou até mesmo quando estamos brincando dentro de uma piscina, temos a sensação de que o que está mergulhado na água está mais leve. Tal fato ocorre devido à ação de uma força vertical dirigida para cima. Essa força é denominada de empuxo. Isto ocorre, pois todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força vertical para cima, o empuxo é igual ao peso do líquido deslocado, então, a impressão que nós temos do corpo ser mais leve, é chamado de peso aparente, que resulta da subtração entre o peso real menos o empuxo.
2. OBJETIVOS Através de experimentos, entender o conceito da força denominada Empuxo, bem como dimensionar sua intensidade e verificar que é uma propriedade dos líquidos.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
- Dinamômetro;
- Cilindro de nylon;
- Recipiente aparador;
- Paquímetro;
- Água;
- Béquer;
-Suporte (tripé universal com kit pêndulo simples)
- Seringa com uma pequena borracha:
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Foi realizada a medição do volume do cilindro de Nylon, através das medidas tiradas com o paquímetro. Em seguida medido seu peso real (fora do recipiente) utilizando o dinamômetro e em seguida medido seu peso aparente mergulhado no recipiente com água. Anotadas as medidas foi calculado o valor do empuxo subtraindo o peso aparente do peso real. Feito também um cálculo baseado nos dados teóricos utilizando a fórmula do empuxo: E=dl .Vl .g. Realizamos também uma comprovação do princípio de Arquimedes diminuindo o peso do recipiente aparador com o líquido do peso do recipiente sem o líquido.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Diâmetro(m)