a estrutura quimica dos farmacos
Assesio Fachini Junior (PQ). assesiojr@uol.com.br Palavras Chave: fármaco; bioquímica; metabolismo.
Introdução
O progresso verificado nas últimas décadas na Química e na Bioquímica, em decorrência das modernas teorias sobre a estrutura atômica e do emprego de instrumentos analíticos, produziu um forte impacto sobre as considerações e convivência com os fármacos.
A farmacologia é o estudo do modo pelo qual a função dos sistemas é afetada pelos agentes químicos. O entendimento da ação metabólica de uma droga permite prever os efeitos farmacológicos de uma nova substância ou produzir uma molécula que irá determinar um efeito terapêutico específico, todavia isto ainda está longe de ser completo.
(BARREIRO, 2001).
Resultados e Discussão
A estrutura química é chamada de fármaco e o componente biologicamente ativo em que se liga esta estrutura é chamada de receptor. A equação fundamental da termodinâmica permite a avaliação do trabalho realizado na interação fármaco-receptor pelas variações de energia total do sistema que é resultado das interações das energias livres somadas a temperatura que se realiza o trabalho em função da organização deste sistema e seus possíveis números de configurações.
∆H = ∆G + T ∆S
Equação fundamental da termodinâmica.
A tabela 1 apresenta os fatores que influenciam a interação de um fármaco com o sistema biológico e sua excreção.
TABELA 1: Fatores que influenciam a interação de um fármaco. (RANG, 1997).
Propriedades físico-químicas Estrutura
Química
Conformação espacial Solubilidade, coeficiente de partição, grau de ionização, tensoatividade.
Ressonância, efeitos indutivos, isosterismo, potenciais de oxidação e redução, tipos de ligações químicas, quelação, distribuição eletrônica, absorção de luz.
Fatores dimensionais, distâncias interatômicas entre grupos funcionais, estereoquímica. Existem dois grupos de fármacos que determinam sua atuação, os