trabalhos
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
BACHARELADO EM FARMÁCIA
ASPECTOS TEÓRICOS DA AÇÃO DOS FÁRMACOS
GUARAPUAVA
2014
RAFAELA RODRIGUES
ASPECTOS TEÓRICOS DA AÇÃO DOS FÁRMACOS
Projeto apresentado ao Curso de Farmácia como requisito parcial da avaliação da disciplina de Química Farmacêutica.
Prof.ª Ligia Pedroso.
GUARAPUAVA
2014
PROPRIEDADES FISICO-QUIMICAS E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA:
A: Parâmetros utilizados: A idéia de que a estrutura química dos fármacos pode ser correlacionada matematicamente com a resposta biológica que produzem é bastante antiga. Em 1870, Crum-Brown e Fraser propuseram que a resposta biológica (RB) era função da estrutura química (C), isto é, RB= f (C). Vários autores vêm tentando expressar as relações entre a estrutura química e atividade farmacológica por meio de equações matemáticas. Nessas equações entram determinados parâmetros que representam as propriedades físico-químicas dos fármacos em sua correlação com a atividade farmacológica. Esses parâmetros podem ser agrupados em quatro famílias: de solubilidade, eletrônicos empíricos, eletrônicos semi-empíricos e estéricos.
Parâmetros de solubilidade: São chamados também parâmetros hidrofóbicos ou lipofílicos, os parâmetros de solubilidade medem o grau de atração dos fármacos peles lipídios e pelas regiões hidrofóbicas das macromoléculas. Estão relacionados, de um lado, com a possibilidade de atração e interação entre regiões hidrofóbicas do fármaco e do receptor.
Solubilidade: O termo solubilidade refere-se às solubilidades em diferentes meios, situados entre dois extremos: solventes polares, como água, e solventes apolares, como lipídios. A solubilidade em água dá-se o nome de Hidrofilia ou Lipofobia; á em lipídios, o de Lipofília ou Hidrofobia. A solubilidade é importante nas séries homólogas.
Coeficientes de partição: A atividade biológica de vários grupos de