Políticas de Estoque
&
Políticas de Estoque na atualidade
Nome: Fabiola
Políticas de Estoque - Introdução
O estoque pode ser composto desde matéria-prima até produto em processo chegando aos produtos acabados que necessitam ser armazenados na fábrica ou loja, sendo assim, pode ser considerado a base da cadeia de suprimentos.
O gerenciamento do estoque também está ligado com a disponibilidade do produto, então é necessário que seja reduzido o custo com armazenagem não deixando de atender à necessidade do cliente, é onde entra o nível de serviço ao cliente, medido pelas vendas perdidas por falta de mercadoria, ou seja, satisfação ou não do cliente. O que acaba gerando vários impactos negativos. O ideal é que esteja disponível no tempo e na quantidade desejados.
Por isso a armazenagem de materiais assumiu grande importância na obtenção de lucros, possibilitando maior integração entre a cadeia de suprimentos, produção e distribuição.
O planejamento dessa integração deve ser efetuado segundo variáveis estratégicas, são elas o estudo de localização, planejamento operacional, armazenagem e layout, ou seja, quanto pedir, quando pedir, quanto manter no estoque e onde armazenar. É onde entra o departamento de compras então é necessário pensar na posição geográfica do fornecedor.
Para o desenvolvimento de um relacionamento entre cliente e fornecedor, é necessário parceria e cooperação pois proporcionam melhores resultados. Desta forma o termo posição geográfica do fornecedor será entendido como sua localização em relação ao seu cliente e quais as implicações a serem consideradas sendo que existe uma série de avaliações a serem estudadas e que contribuem diretamente para o fechamento ou não de um pedido de compras.
Tipos de Estoque:
1. Estoque no canal
É entendido como o estoque que está em trânsito entre os pontos de estocagem e produção. Quando o deslocamento é lento, as distâncias são longas e há vários estágios, a quantidade de estoque no canal