A estrutura educacional brasileira
Aldemir Berwig
Orientador: Prof. Dr. Darcísio Corrêa UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Departamento de Pedagogia Mestrado em Educação nas Ciências Ijuí, julho 1997 Para Ariane, razão e inspiração da vontade de sonhar e lutar, dedico.
AGRADECIMENTOS
Ao professor Darcísio Corrêa, pela confiança e orientação;
À professora e amiga Nélia Lima, pelo incentivo inicial;
À professora Elza Falkembach, pela aproximação com a escola;
À Escola Municipal de 1º grau Incompleto Thomé de Souza, pelo espaço concedido;
Às professoras da escola que, expondo suas concepções, possibilitaram o desenvolvimento desta pesquisa;
À CAPES, pelo apoio financeiro através da concessão de bolsa de Mestrado;
Aos professores e colegas do curso que, pela discussão e solidariedade, estiveram presentes;
À minha família, que sempre acreditou em mim;
À colega e companheira Maria Helena, que incentivou, apoiou e muito contribuiu para que esta se tornasse realidade. RESUMO O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos professores sobre direitos humanos e cidadania. Em particular, este estudo buscou compreender como as professoras de uma escola fundamental de Ijuí se posicionam frente a este assunto e de que maneira o abordam, já que o mesmo é abordado de forma diferenciada/contraditória por diversos segmentos da sociedade.
Assim, num primeiro momento foi feita uma revisão bibliográfica a fim de construir um conceito operacional de cidadania para posteriormente poder analisar as concepções das professoras.
Os estudos demonstraram que, em geral, as concepções se apresentam muito mistificadas e que, por vezes, são definições superficiais e contraditórias. Os resultados do trabalho mostraram que, embora as professoras constantemente afirmem a função da escola como educação para a cidadania, esta educação é algo difícil de ser consolidado na prática enquanto elas próprias não