A estrutura Atômica da Matéria
O que é matéria?
Convencionou-se chamar de matéria, tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
A matéria é todo elemento que apresenta tipo, forma e volume. Ela pode ser encontrada nos estados: Sólido: possui forma e volume (ferro, madeira entre outros) Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo;
Liquido: possui forma variável e volume constante (leite, água, cerveja entre outros) Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores;
Gasoso: possui forma e volume variável (oxigênio, gás carbônico entre outros) As forças de repulsão predominam fazendo com que as substâncias não tomem forma e nem volume constante.
De que é feita a matéria?
Já na antiga Grécia, essa pergunta havia recebido várias respostas. Dentre elas, a que se fixou é a de que a matéria pode ser dividida em partes cada vez menores até atingir um ponto que não permite mais divisão. Temos então a unidade da fundamental da matéria, que os gregos denominaram de átomo, isto é, indivisível. No entanto, os gregos não chegaram a estudar cientificamente o átomo, pois suas discussões eram simples e filosóficas.
Teoria atômica de Dalton
John Dalton foi um Físico, Químico e professor de inglês que teria criado a primeira teoria atômica moderna. Para Dalton os átomos seriam:
Minúsculas esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis.
Que o átomo seria uma partícula da matéria;
E elas seriam iguais na quantidade de massa, no tamanho e demais qualidades.
Essa teoria prevaleceu até 1921.
O modelo de Thomson
Joseph John Thomson foi um físico britânico que descobriu o elétron.
Ele afirmou que o átomo seria uma esfera neutra, maciça e não-homogênea, composta por um fluido positivo onde estariam os elétrons.
No modelo de Thomson o átomo continua sendo representado por uma minúscula esfera maciça, porém revela o