a ESTRATEGIA DO OCAENO AZUL
1295 palavras
6 páginas
A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante é um livro lançado no Brasil em 2005, retrata movimentos estratégicos chamados de “inovação de valor”, visa transformar os antigos métodos de gestão das empresas em um novo modelo de demanda de mercado, fazendo com que a concorrência se torne irrelevante, transformando seu negócio pioneiro.A obra é constituída de três partes, sendo que a primeira parte, retrata A estratégia do oceano azul com dois capítulos, a segunda parte traz métodos a serem aplicados, Formulando a estratégia do oceano azul, com quatro capítulos e na terceira parte os autores expõem, Executando a estratégia do oceano azul, obtendo três capítulos, cada uma delas sob a responsabilidade dos autores, que concentram em suas experiências e fundamentações através de métodos de pesquisa e ensaios acadêmicos diversos.
Na primeira parte, W. Chan Kim e Renée Mauborgne discutem, em dois capítulos, Criando Oceanos Azuis e Ferramentas e Modelos de Análise.
No capítulo inicial há uma visão geral no método de criar valor e saindo da zona de conforto, vai muito além daquelas empresas que estão estáticas, e que não se movimentam, estas empresas estão com os seus dias contados.
As empresas deverão se posicionar além das fronteiras e angariar um aumento em sua demanda, e ao mesmo tempo reduzir os custos, nunca esquecendo em aumentar o valor para os compradores.
O segundo capítulo trata de instrumentos analíticos no campo das estratégicas, os autores mostram a necessidade de desenvolver ferramentas para implantar um novo modelo de ação.
Sair do foco inicial é uma alternativa, não basta só superar a concorrência dentro do seu próprio campo de batalhas.
Na segunda parte do livro, capítulo três os autores apoiados em uma visão diferenciada mostra que nosso foco deverá superar nossos limites e captar novas fronteiras em um espaço totalmente novo.
Sugerem que as empresas procurem agir com as novas ações e que construam