A ESTATÍSTICA
Muitos dos conhecimentos que temos foram obtidos na Antiguidade por acaso e, outros, por necessidades práticas, sem a aplicação de um método.
Atualmente, quase todo acréscimo de conhecimento resulta da observação e do estudo.
Se bem que muito desse conhecimento possa ter sido observado inicialmente por acaso, a verdade é que desenvolvemos processos científicos para seu estudo e para adquirirmos tais conhecimentos.
Podemos dizer, então, que:
Método é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.
MÉTODO EXPERIMENTAL
O método experimental consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam.
MÉTODO ESTATÍSTICO
O método estatístico, diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas as causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.
ESTATÍSTICA
A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. (Antonio Arnot Crespo).
AS FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO:
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema.
PLANEJAMENTO
Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado? Censitário?
Por amostragem? E o cronograma de atividades? Os custos envolvidos? Etc.
COLETA DE DADOS
Após cuidadoso planejamento e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno coletivamente típico que se quer pesquisar damos início à coleta de dados numéricos necessários à sua descrição.
A coleta pode ser direta e indireta.
COLETA DIRETA
A coleta é direta quando feita sobre elementos