A estatística
- Introdução
É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.
- A natureza da estatística
ESTATÍSTICA: ramo da matemática aplicada.
ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Faziam “estatísticas”.
IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas.
SEC. XVI: surgem as primeiras análises sistemáticas, as primeiras tabelas e os números relativos.
SEC. XVIII: a estatística com feição científica é batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem às primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar “O estudo de como se chegar à conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)”.
- GRÁFICOS ESTATÍSTICOSGGG
São representações visuais dos dados estatísticos que devem corresponder, mas nunca substituir as tabelas estatísticas. Características: Uso de escalas, sistema de coordenadas, simplicidade, clareza e veracidade.
-Gráficos de informação:
São gráficos destinados principalmente ao público em geral, objetivandoproporcionar uma visualização rápida e clara. São gráficos tipicamente expositivos, dispensandocomentários explicativos adicionais. As legendas podem ser omitidas, desde que as informaçõesdesejadas estejam presentes.
-Gráficos de análise:
São gráficos que se prestam melhor ao trabalho estatístico,