A estatistica e o ambiente escolar
O conhecimento Estatístico nos remete a ferramentas utilizadas pela Estatística como: gráficos, médias, índices, diagramas e outros. No entanto torna-se necessário que os números obtidos através destas ferramentas sejam confiáveis e dê garantia de tomada de decisão certa sem equívocos. O homem moderno desde cedo deve desenvolver suas habilidades e competências exigidos pela sociedade em que vivemos, onde o conhecimento estatístico torna-se indispensável. Neste aspecto, no cotidiano escolar deve permear contextualmente o ensino da Estatística como parte integrante do currículo. Vários segmentos se utilizam do uso da Estatística e necessitam dela para se manter.
Palavras-chave: Estatística; Sociedade; Educação.
1 INTRODUÇÃO
Hoje mais do que nunca percebemos a presença e a utilização da Estatística em nosso cotidiano.
Com o aperfeiçoamento dos computadores isto tem se tornado mais visível e constante.
Ao falarmos em Estatística, o que nos vem logo à cabeça são apresentações numéricas, tabelas, gráficos nos mostrando o resultado de alguns fenômenos.
De acordo com Gesser e Dalpiaz (2007, p. 03) a Estatística é:
Uma parte da Matemática Aplicada, que trata de um conjunto de processos que tem por objetivo a observação, classificação e análise de fenômenos coletivos, bem como a introdução das leis a que tais fenômenos estejam subjacentes.
Vários segmentos necessitam da Estatística como as empresas, indústrias, hospitais, seguradoras, bolsas de valores, pesquisas agropecuária, educação entre outras.
2 BREVE HISTÓRICO
O interesse do homem pela Estatística vem desde a antiguidade, onde as civilizações antigas realizavam estudos estatísticos com objetivo de colher informações sobre a agricultura, nascimentos e mortalidade.
Ainda fixavam parâmetros para a taxação e cobrança de impostos, verificavam a quantidade de homens aptos para a guerra.