A escravidão como forma de acúmulo de capital
* É denominado Diáspora Africana o fenômeno sociocultural e histórico que aconteceu nos países africanos devido a imigração forçada da população africana a países que tinham como características a existência da mão de obra escrava. Isso se deu no inicio da Idade Moderna e teve uma grande duração até o final do século XVIII.
O fim da escravidão no Brasil
* Cidade: O Rio de Janeiro foi a maior cidade escravagista do mundo, tinha aproximadamente 170 mil pessoas escravizadas. * No Brasil a escravidão foi declarada extinta através da Lei 3.353 de13 de maio de1888.O que significou apenas o reconhecimento de uma situação que já era insustentável. * Não houve nenhuma medida que beneficiasse os escravizados após * Não houve uma política habitacional, educacional, de saúde ou de trabalho que tivesse como meta a transformação do antigo escravo em cidadão completo. * 350 anos de escravidão de exploração da força de trabalho. Mentalidade da elite brasileira: as elites nacionais temiam a organização da população negra especialmente a Haitinização: referência ao movimento de revolta dos escravos do Haiti em 1791cujo resultado foi a abolição da escravidão e a presidência de um filho de escravo: Toussaint Louverture.
Oportunidades para os negros após a escravidão
* As oportunidades para o ex-escravo eram: * 1- optar por permanecer junto àqueles negros que já estavam libertos e trabalhar em condições análogas às anteriores. * 2-podia tentar atuar onde havia produtividade, criando condições para a sua efetivação em um verdadeiro mercado de trabalho. Neste caso tinham que concorrer com uma multidão de outros trabalhadores. * 3-podia concorrer com a mão –de-obra vinda da Europa , principalmente italiana. * 4 – a mulher negra possuía maior flexibilidade através dos empregos domésticos: cozinheira, arrumadeira, passadeira, lavadeira, babá, quituteira, copeira.
Para onde ir após a