A escolha dos apostolos
OS 12 APÓSTOLOS ?
Os apóstolos de Jesus seriam os 12 homens escolhidos pelo profeta entre seus discípulos e seguidores para espalhar seus ensinamentos e pregar o Evangelho e a ressurreição do Cristo.
Os 12 participaram da Última Ceia.
Como vocês já sabem, JESUS, depois de batizado, deixou a cidade de Nazaré e começou a andar pelos vilarejos e cidades da Galiléia, proclamando que o Reino de DEUS havia chegado.
Em pouco tempo juntou gente que o seguia e acreditava Nele. Estes seguidores chamavam-se discípulos.
Dentre eles JESUS escolheu doze, para serem seus apóstolos, isto é, enviados, mensageiros ou proclamadores. Por que JESUS escolheu 12? Como já falamos o NT é a realização do AT. Lembram da história que contei para vocês da formação do Povo de Israel, das 12 tribos de Israel, que tiveram origem na família de Jacó?
Assim como os patriarcas, os eleitos das 12 tribos foram os fundadores do povo de DEUS, assim também os 12 apóstolos eram destinados a ser os fundadores do novo povo de DEUS, isto é, daqueles que entrarem no Projeto de DEUS.
JESUS escolhe os doze apóstolos porque sabia que não ficaria por muito tempo na terra. Por isso Ele escolheu alguns homens dentro daqueles discípulos que o seguia para continuar a sua missão.
VAMOS CONHECÊ-LOS? LER E PARTILHAR Mt10,1-10.
Mateus 10, 1-14
E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa