A escolha de dentistas por odontopediatria
A odontopediatria é uma especialidade que requer cuidados diferenciados e específicos, visto que o atendimento a crianças deve ser diferenciado a aquele utilizado nos adultos. Apesar de todos os alunos passarem por essa disciplina, apenas alguns alunos apresentam interesse nesta área de atuação, de forma a despertar a curiosidade de quais motivações levam ao interesse desses alunos.
O Trabalho busca entender os motivos pelos quais os alunos do curso de Odontologia procuram a Odontopediatria ao se tornarem profissionais. Procura também entender se a Universidade interfere de modo positivo ou negativo na escolha desses alunos. Outro ponto abordado é se há influência de fatores externos à Universidade na preferência desses alunos pela especialidade em questão.
O presente trabalho teve como base para pesquisas três artigos de seguintes temas: Análise funcional da interação profissional-paciente em odontopediatria; Contribuições da análise do comportamento em odontopeddiatria; Adaptação de um questionário de autoconfiança relacionado a situações-problemas em odontopedriatria.
Metodologia
Na seguinte pesquisa, foi aplicado um questionário com 9 questões discursivas, tendo como público-alvo os acadêmicos de odontologia da Universidade Federal do Ceara que estavam cursando, ou que já cursaram a cadeira de odontopediatria. Dois entrevistados responderam o questionário via email e 8 por questionários impressos. O método utilizado foi o método comparativo, estabelecendo procedimentos de comparação entre elementos, para evidenciar-lhes as semelhanças e/ou as diferenças. Dos questionários presencias, um foi aplicado no centro acadêmico da odontologia e os outros 9 foram aplicados na sala de aula da odontologia.
Desenvolvimento
Dos sete alunos entrevistados, somente um afirmou ter medo de dentista quando criança, e, enquanto seis afirmaram a ida ao consultório odontológico regular, pelo menos de seis em seis