A escola e o seu papel na ed. ambiental.
POLO: UCB – RECREIO DOS BANDEIRANTES.
ALUNO: VERONICA LEBORATO COSENZA
MATRÍCULA: 257812
TEMA: “Educação e Sustentabilidade”
TÍTULO: A escola e o seu papel na Ed. Ambiental.
OBJETIVO:
O procedimento da humanidade em relação ao meio ambiente é indissociável do aprendizado da cidadania.
JUSTIFICATIVA:
O homem busca apenas satisfazer a suas necessidades ,sem se preocupar se suas ações são positivas ou não sobre o meio. Diante deste problema se faz necessário uma análise crítica para se buscar um conjunto de soluções que possam mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental.
INTRODUÇÃO:
Para se viver em harmonia com os ambientes naturais,tendo uma condição de vida melhor, é necessário articular com a educação ambiental essa preservação do meio ambiente, pois é através da informação que as pessoas aprendem a pensar criticamente e transformar o mundo por meio da suas atitudes.
DESENVOLVIMENTO:
A educação ambiental é basicamente uma pedagogia de ação. Nesse espaço formativo encontram-se indivíduos que constroem parte de sua história no coletivo.Para isso devemos nos atentar à importância que tem a Educação Ambiental, mais especialmente a de dentro da escola, de forma que se torne abrangente e ininterrupta,no intuito de formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, que respeitam o próximo e o meio ambiente. Procurando sistematizar e intensificar sua implantação nas escolas, temos , o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que propôs os temas transversais, incluindo, entre outros, o meio ambiente. A educação ambiental, é de responsabilidade de todos, é um tema transversal, ou seja, uma preocupação de toda a escola,seja de diretores, professores, alunos, funcionários .Todos devem estar envolvidos e, o professor pode desenvolver atividades em sala com enfoques nas questões ambientais