A ecologia urbana, o meio que vivemos
LUIS FERNANDO DE FREITAS
OTAVIO PEREIRA MARQUES
A ECOLOGIA URBANA, O MEIO EM QUE VIVEMOS
UBERABA – MG
2010
LUIS FERNANDO DE FREITAS
OTAVIO PEREIRA MARQUES
A ECOLOGIA URBANA, O MEIO EM QUE VIVEMOS
Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Metodologia do Trabalho Científico do 1º período/ano do Curso de Engenharia Civil.
Orientador(a): Prof.(ª) Nély Mauad
UBERABA – MG
2010
INTRODUÇÃO
Ecologia urbana é a relação do homem com meio urbano, ou com tudo que o cerca em uma cidade, sejam seres vivos ou coisas. Ela procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas, com suas conseqüências na qualidade de vida desses seres vivos. Para muitos estudiosos, as próprias cidades são consideradas ecossistemas vivos uma vez que têm diversas espécies interagindo entre si e com o meio ambiente.
A ECOLOGIA URBANA, O MEIO EM QUE VIVEMOS
Com o crescimento das cidades e das populações urbanas novas soluções devem ser encontradas para estes problemas. Não se pode ficar remendando idéias antigas e ultrapassadas, é necessário ousar, pensar à frente, ser visionário em relação às soluções para estes e para outros problemas que teremos de enfrentar nesta sociedade em constante transformação.
Hoje parece pouco provável que o mesmo homem que destrói o que o cerca em uma velocidade impressionante venha a se preocupar com a preservação do meio ambiente nas cidades, justamente o lugar onde mais se consome insumos e energias e mais se produz resíduos sendo, portanto, as maiores poluidoras de nossos recursos naturais. Mas pode ser possível sim, desde que haja vontade dos líderes empresariais, políticos e comunitários, e que a sociedade se envolva de forma planejada, despertando uma nova consciência coletiva para a necessidade da mudança em nossos hábitos e costumes. Mais de 50% da população mundial vive nas cidades. No Brasil já são mais de 80% de moradores em áreas