Entenda O Que A Ecologia Urbana
Sabemos hoje que o meio ambiente sofreu uma grande alteração devido aos processos intensos de industrialização e de urbanização ocorridos, principalmente, desde o século XX.
Se pegarmos o Brasil como exemplo desse processo de urbanização, podemos constatar que o desenvolvimento das cidades se deu de tal forma que atualmente 80% dos cidadãos do país vivem em áreas urbanas.
No restante do mundo, a porcentagem também é bastante grande, visto que mais que a metade da população mundial, em torno de 6,5 bilhões de pessoas, vive hoje em áreas consideradas urbanas, principalmente em grandes cidades.
A ecologia urbana caracteriza-se como uma nova área de estudos voltados ao meio ambiente, cujo objetivo é o entendimento dos sistemas naturais existentes dentro das áreas urbanas.
Um ecologista urbano, por sua vez, tem como foco de estudo os rios, a vida selvagem e as áreas livres existentes nas cidades, com o intuito de compreender de que forma esses recursos são acometidos por fatores do desenvolvimento, como, por exemplo, a urbanização, a poluição, industrialização, etc.
É a partir da ecologia urbana que conseguimos compreender o fenômeno das cidades como parte integrante de um ecossistema vivo e em constante mutação.
Assim, há de se ressaltar a enorme importância da ecologia urbana, o que a torna uma matéria essencial à compreensão e, consequentemente, à possível reversão dos problemas ambientais provenientes do desenvolvimento urbano.
A adoção e a consequente aplicação de políticas voltadas à conscientização, sustentabilidade e ecologia urbana, em populações de todas as faixas sociais, são formas inteligentes de garantir uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.
Pode-se dizer também que a sustentabilidade urbana – com certeza um dos maiores desafios de nossa sociedade atual – está intimamente ligada à ecologia urbana, sendo essa a provedora dos estudos, dados e projetos que podem nos fazer alcançar a sustentabilidade dentro dos