A Escola por fora
PRÁTICA PEDAGÓGICA
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da Etapa I de Prática Pedagógica no 1º Semestre do curso de Matemática.
Orientador: Professor Djalma Gonçalves Pereira
TIMÓTEO – MG
2013
Uma leitura da escola “por fora”
A escola visitada foi a Escola Estadual “Doutor Alípio Fernandes”, que foi fundada no ano de 1952 por pessoas da comunidade, pois até então a cidade recém criada ainda não possuía escolas, num primeiro momento ela recebeu o nome de Latão, pois suas salas eram feitas de grandes folhas de zinco, porém como a cidade crescia houve a necessidade de se ter uma escola melhor e em 19 de março do ano de 1961, o governo estadual melhorou sua estrutura e a nomeou como escola estadual, hoje ela atende cerca de 300 alunos englobando do 1º ao 5º ano, tem 08 salas de aula, uma biblioteca bem estruturada, sua área de recreação é apropriada para os alunos, pois eles mantêm contato com a natureza e tem diversos espaços próprios para a prática de esportes.
A escola localiza-se num bairro calmo e pacato, não há pontos comerciais próximos, somente o prédio da Prefeitura Municipal que fica a aproximadamente 500 metros do local e o Estádio Municipal, que por algumas vezes é usado pela escola para competições esportivas. As moradias próximas são bem estruturadas e modernas, a vizinhança é formada por pessoas que se importam com a escola, ajudando na conservação e prezando pelo bom andamento da instituição. A escola por sua vez desenvolve projetos que contam com apoio de voluntários da comunidade, todos os anos, desde sua fundação, é organizada uma grande festa junina, onde todo o bairro em conjunto com os alunos promovem um verdadeiro arraial, com gincanas e brincadeiras relacionadas ao ensino, visitas sociais também são um foco da escola, como a interação com alunos da APAE e de outras escolas. Um outro grande projeto é o da “Academia de Letras”,