A escola numa perspectiva de formação continuada: pensar e colocar em prática o que pensa.
CURSO PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE
ACADÊMICOS: ANNE CAROLINE, FERNANDA GALVÃO E PAULO CÉSAR CUSTODIA
A ESCOLA NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: PENSAR E COLOCAR EM PRÁTICA O QUE PENSA.
A formação continuada é uma necessidade para os professores, é uma forma de que consigam atualizar seus conhecimentos e além disso um meio de por em prática o que captaram em seus cursos de aprimoramento.
Em muitos casos vê-se apenas uma ideia de arquivamento desses conhecimentos, os professores vão a palestras e cursos e não conseguem se concentrar, absorver e nem colocar o que é indicado pelos palestrante em prática. Fazem-se colecionadores de certificados e cumpridores de horas pagas pelas Secretarias de Educação.
Essa é uma prática que deve ser abolida pelos professores, necessitando ser aplicadas em sala, afinal de contas, estão formando cidadãos que por obrigação devem ser críticos e conscientes da realidade e não apenas acumuladores de informações que foram passadas pelos professores para depois descartá-las de forma passiva.
Outro propósito da formação continuada que deve ser verificada é a necessidade de separar a experiência da informação, as duas andam em diferentes caminhos dentro do ambiente escolar e variam de acordo com a cultura dos alunos, mas de alguma forma se juntam novamente para mostrar a diversidade de conhecimento dos educandos.
Então, concluí-se que a formação continuada deve ser um meio de crescimento do professor, deve ser absorvida, aplicada, repensada e reaplicada de forma a abrir novos conhecimentos entre educadores e educandos, esta é uma forma do professor confirmar o que coletou em uma palestra ou curso de