A escola como espaço de formação e foco da gestão escolar 2
*A escola destaca-se entre elas por ser espaço privilegiado de desenvolvimento da educação sistematizada, reconhecida na sociedade globalizada de economia centrada no conhecimento com significativo valor estratégico para o crescimento social e como importante fator para a qualidade de vida das pessoas
*A finalidade da educação escolar na sociedade contemporânea, que é explicitada pelas propostas e práticas de universalização da escola, caracteriza-se pela ação de realizar a formação de sujeitos para a vida social, através do desenvolvimento de algumas competências que se desdobram em três campos: o primeiro, o campo da cultura, entendido como a compreensão e absorção, pelo cidadão, daqueles valores que compõem as expectativas das classes da sociedade e que compreende tudo aquilo que podemos chamar de viso de mundo.
*Formar culturalmente os sujeitos sociais significa possibilitar-lhes a compreensão da realidade social, para que possam agir-aderindo, transformando e participando da sociedade, sem o que, torna-se inviável sua presença nessa produção cultural.
*Como conseqüência da construção da visão de mundo, o segundo campo refere-se à formação do educando para a vida política, para a vida de cidadão, que significa o desenvolvimento da capacidade plena para participando processo decisório da direção da sociedade. É, assim, a dimensão da participação política, que implica em direitos e deveres de cidadania.
*Ao dominar os instrumentos da cultura, como concepção de mundo, o sujeito social assegura a compreensão do momento histórico vivido, comprometendo-se com a ação política. Cumprida essa função, um terceiro campo decorre dela necessariamente: a formação para o trabalho, sem tomá-la como a principal, fundamental e