A era Mauá
A Era Mauá
A Era Mauá foi como ficou conhecido o processo rápido de desenvolvimento que ocorreu no Brasil durante alguns anos da segunda metade do século XIX.
Foi dado o nome de “era Mauá” Porque entre as nascentes indústrias e maquino manufaturas teve destaque as que o empresário Mauá financiou. Bom, existem causas para a ocorrência desse processo e as duas principais foram à extinção do tráfico negreiro com a lei Eusébio de Queiros e o aumento nas taxas de importação de produtos estrangeiros.
O que aconteceu é que o Brasil era abarrotado de mercadorias industriais estrangeiras, com o vertiginoso aumento das taxas de importação cobradas nessas mercadorias estrangeiras, começou-se a pensar em produzir aqui mesmo no Brasil e foi isso o que aconteceu.
A extinção do tráfico negreiro contribuiu para a industrialização brasileira , com o fim do tráfico de escravos sabia-se que era eminente o fim da mão-de-obra escrava e por isso houve o início de um esforço no sentido de trazer imigrantes para as lavouras, ou seja, passou-se a utilizar mesmo que em pequena escala mão-de-obra assalariada.
Mais tarde houve uma diminuição nas taxas de importação aos níveis do que eram antes da Era Mauá, isso fez com que muitas empresas falissem incluindo Mauá.
Mauá foi o empresário mais destacado no Brasil – Império, era um visionário e um industrial nato.
A Questão do Tráfico
O Império vinha enfrentando a questo do tráfico internacional de escravos com a Inglaterra, que combatia este "comércio infame" desde o incio do século XIX. Proibira entre seus habitantes e iniciara uma grande campanha para fazê-lo desaparecer em outros pases sob a sua influncia. Esta pressão inglesa para o fim do tráfico negreiro bastante significativa durante toda a primeira metade do século XIX. At 1830 o Império brasileiro, compelido pela Inglaterra, assinava tratados que no cumpria. De 1839 a 1842 inúmeros navios negreiros foram apreendidos pela