A era do globalismo
E ERA DO GLOBALISMO- OCTAVIO IANNI
Curitiba
2011
A era do globalismo: Octavio Ianni
Capítulo VI
Octavio Ianni, em sua obra “A era do globalismo”, trata sobre a globalização e expansão do capitalismo. Nesse texto, vamos tratar do capítulo VI.
Segundo o autor, “A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo. Como um modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial”. Ianni relata em sua obra não só a globalização no âmbito capitalista, mas também a globalização no âmbito do trabalho. Com a globalização, houve a divisão transacional do trabalho e da produção, bem como a dinamização do mercado mundial. Evidentemente que todo esse cenário mundial da qual trata Ianni, teve um processo, mas trataremos apenas do enfoque do autor.
Octavio considera que essas mudanças no cenário mundial afetam a dinâmica das forças produtivas e a dinâmica da classe operária. Segundo ele, “Na medida em que a globalização do capitalismo, vista inclusive como processo civilizatório, implica formação da sociedade global, rompem-se os quadros sociais e mentais de referencia estabelecidos com base no emblema da sociedade nacional. A globalização do mundo abre outros horizontes sociais e mentais para indivíduos, grupos, classes e coletividades, nações e nacionalidades, movimentos sociais e partidos políticos, correntes de opinião pública e estilos de pensamento”. Com isso, o autor quer dizer que todos os âmbitos da sociedade adquirem novos significados.
O autor acredita que o movimento operário apresenta características mundiais, e afirma ser desigual e disperso pelo mundo, atravessando nações e nacionalidades, com diversidades e desigualdades sociais, econômicas e politicas, bem como outras diversidades; mas há relações, processos e estruturas de alcance global que constituem o mundo de trabalho e estabelecem condições ao movimento operário (pág. 124).
Ianni cita um trecho