A era das revoluções
Contexto – Desenvolvimento.........................................3
Conclusão.......................................................................4
Referência.......................................................................5
Bibliografia....................... ..............................................5
Contexto
A disciplina de História, os programas apresentados como referência aos historiadores, geógrafos e educadores que segundo Kátia Abud, esse processo sofreu diversas mudanças, na busca de práticas que incentivem o gosto pelo saber e na abordagem da disciplina, ainda sobre a trajetória desta no âmbito escolar no Brasil, seja desde o surgimento, no século XIX até os dias atuais. Busca-se a defesa do ensino de História e a afirmação que este é comprometido com a construção da noção de identidade e com o exercício da cidadania em diversos períodos do Brasil, porém cada qual com suas características.
Considerando que a Educação é de fundamental importância na conscientização do cidadão, é necessário que educador e educando se apropriem de conhecimentos que favoreçam o processo de ensino- aprendizagem visto que todos estão inseridos no processo de construção enquanto sujeitos históricos- sociais e cognocestes. Ao longo do Texto “Currículos de História e Políticas Públicas: Os Programas de História do Brasil na Escola Secundária” de Kátia Abud, observamos que a autora nos leva a comparar as diversas fases da disciplina no Brasil, sendo que esta serviu como alavanca de ideais para cada período histórico do país.
Iniciemos com a implantação do ensino de História no Colégio Pedro II e a criação de um Instituto específico para assuntos de Históricos e Geográficos, consequentemente utilizando-se desses pesquisadores como professores conceituados na disciplina de História no Colégio Pedro II, sendo esse então Base para o início de uma identidade de