A Era das micas
Botucatu
2014
Integrantes:
Amanda Alves de Oliveira
Gabriela Nogueira Bittencourt
Ivana Felipe da Rosa
Jessyca de Araújo Borro
Renato Cavecci
Samara Louzada Oliveira
Thaís Prado Torres
Professor Adjunto: Celso Luis Marino
2° ano Ciências Biológicas Noturno
Sumário:
Introdução
Genômica
Proteômica
Lipidômica
Metaboloômica
Transcriptômica Conclusão
Referencias
Introdução:
Os estudos se iniciaram em 2001 com a realização do Projeto Genoma Humano que levou ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas técnicas biológicas que permitiram o estudo dos processos celulares e moleculares.
A sequênciação de todo o genoma humano levou aproximadamente 9 anos para juntar toda essa informação, hoje conseguimos sequenciar um genoma humano em até duas semanas.
O projeto descobriu que temos 30 mil genes responsáveis por codificar mais de 100 mil proteínas, responsáveis pelas nossas características.
O genoma é um material genético encontrado no cromossomo e que nós da espécie humana temos 23 pares, sendo 22 autossômicos (responsáveis pelas características físicas) e 1 par de cromossomos sexuais (x e y).
O termo ômico refere-se a analise global dos sistemas biológicos, unindo descobrimentos científicos. Utilizando a bioinformática e técnicas rápidas e automatizadas de alto rendimento para integrar a informação de forma coerente. Essas técnicas são geralmente denominadas por “Ômicas”, entre elas, a genômica, a proteômica, a metabolômica, a transcriptômica e a lipidômica.
Genômica
Campo da genética que tenta compreender o conteúdo, a organização, a função e a evolução das informações genéticas contidas em genomas inteiros.
- A genômica estrutural ocupa-se da organização e da sequência de informações genéticas contidas em um genoma. Com frequência, uma das primeiras etapas na caracterização de um genoma consiste em preparar mapas genéticos e