A era da big Science
Ciência, tecnologia, estado e grandes corporações:
A era da big Science
Na primeira Revolução a ciência era feita por pequenos cientistas.
O papel da ciência na economia: consegue incorporar a tecnologia que consegue um lucro maior, o papel da tecnologia muda drasticamente.
Na segunda revolução Industrial: não era fácil abrir uma fábrica. O personagem dessa segunda revolução é a grande empresa.
ERA DA BIG SCINCE: o Estado toma o papel que antes era dos empresários. O estado vai ter um papel preponderante para fazer ciência.
Big Scince: arma nuclear, o exemplo, o estado usando a ciência para construir algo poderoso que só ele vai usar. Sec. XX, vai ser o momento de inflexão, acerca do papel e importância da tecnologia, pq vai ser a rea do big scince. O principal promotor é o EUA, outros países desenvolvidos tentam imitar.
3 fazer no papel da ciência.
1ª fase: 2Rev. Indústria, novas indústrias precisa da ciência. A ciência passa a ser um principal da esfera produtiva.
2ª fase: Antes da 1ª Ver. Ind. Pequenos inventores.
A partir do sec. XX tem a ciência industrial, grande empresas, pesquisa publica ampliada.
3ª fase: ciência financiada pelo estado, estado melhora a pesquisa, toma pra si a ciência sendo um elemento fundamental do estado, cada um cuida da sua e tenta sempre eleva-la com relação aos outros estados.
Dimensão estratégica pro estado: estado desenvolve a ciência e incorpora nas estratégias de guerra, de nação, de desenvolvimento ( melhorar a saúde, qualidade de vida). Esse crescimento só pode ser financiado pelo estado, tense uma amplitude maior.
Como surgiu a BIG SCINCE?
Momento : transito do SEC.XIX, pro XX,
Tem-se grandes corporações, politica antitruste, lei que proíbe carteis, empreses não podem mais se juntar, começa a competir com a ciência.
Um papel de empresariado Inovador.
O Estado pesquisa ciência quando precisa, no anos 40, o apoio federal à ciência era pontual.
No anos 30 a