A Entropia Nas Máquinas térmic

1496 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CAMPUS BURITIS
SALA 216

ENTROPIA NAS MÁQUINAS TÉRMICAS

Belo Horizonte
2011.2

ENTROPIA NAS MÁQUINAS TÉRMICAS

Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Newton Paiva.
Orientador – Marco Polo

Belo Horizonte
2011.2

1- INTRODUÇÃO

A entropia é palavra de origem grega que significa transformação. De acordo com a segunda lei da termodinâmica, trabalho pode ser 100% convertido em calor, mas a energia térmica não pode ser completamente convertida em trabalho. É com a entropia que procuramos medir qual parcela de energia não pode mais ser transformada em trabalho nas transformações termodinâmicas.
Uma máquina térmica é um dispositivo que converte energia interna em outras formas úteis de energia, tal como a energia cinética. Portanto a máquina térmica é um dispositivo muito útil para compreender a segunda lei da termodinâmica e, consequentemente, a entropia.
1.1 - OBJETIVO

Entender o significado de entropia;
Entender o conceito de uma máquina térmica;
Compreender o funcionamento de uma máquina térmica;

2 - REFERENCIAL TEÓRICO
Como vimos, uma máquina térmica é um dispositivo que converte energia interna em outras formas úteis de energia, como a energia cinética. Como exemplo, podemos citar a locomotiva a vapor que obtém sua energia por meio da queima de madeira e carvão. A energia gerada transforma água em vapor, que movimenta a locomotiva. Atualmente no lugar da madeira e do carvão se utiliza óleo diesel.
Em geral, uma máquina térmica faz com que um trabalho seja realizado com processos cíclicos, onde o calor é transferido de uma fonte com uma temperatura elevada, para uma fonte com uma temperatura mais baixa. Podemos dizer que quando o calor é o produto final de uma transformação

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas