A Engenharia Civil E A Geologia De Engenharia
Em 1747 na França começou-se a usar o termo “engenharia civil” após a separação da engenharia civil e militar.Desde essa época a engenharia civil era e é uma profissão muito ampla e de grande importância para a sociedade civil moderna , o que torna a quem a exerce ser muito responsável pelos seus atos.
Fica a cargo da profissão de engenheiro civil , o planejamento , coordenação, projeto , fiscalização , construção , operação e manutenção de qualquer obra ou atividade ligada a industria da construção civil.
No período da historia moderna , a engenharia civil produziu mudanças na geografia da terra , com a construção de grandes canais , como o canal do Panamá que liga o oceano atlântico ao pacifico , e o canal de Suess , que liga o mar mediterrâneo ao mar vermelho . Houve também construções de grandes túneis , barragens , muralhas , ilhas artificiais entre outros que acabaram se tornando patrimônios da civilização.Para exercer a profissão exige-se uma serie de conhecimentos científicos , tecnológicos, principalmente nas ares de física e matemática.
Todo projeto de engenharia civil ou construção é realizado na superfície ou subsuperfície da terra , o que leva a interação direta com solos ou rochas . As fundações de um edifício ou ponte transmitem esforços direto para o solo . O conhecimento básico geológico é fundamental para o engenheiro civil servindo de base para outras disciplinas da engenharia civil na área da geotécnica , como Mecânica dos solos , mecânica das rochas , fundações entre outras . Sendo que no dia a dia do engenheiro o profissional se depara com problemas geotécnicos e materiais naturais , devendo portanto , possuir senso de observação acompanhado de conhecimentos científicos aperfeiçoados