Aplica o da Geologia na Engenharia Civil
Introdução 1
Aplicação da Geologia na Construção Civil 2
Actividades de Superfície 3
Métodos de Investigação 5
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
Geologia é a ciência que engloba todo o estudo da terra. Dito isto, na engenharia civil, o engenheiro enfrenta-se a uma grande variedade de problemas, nos que o conhecimento da geologia é necessário.
Em seguida vamos compreender para que fim recorre-se a geologia e bem como mencionar exemplos práticos da aplicação do conhecimento geológico aplicados à engenharia civil.
Aplicação da Geologia na Construção Civil
Actividades de Superfície
Obtenção de materiais para construções em geral
A procura de ocorrências naturais (jazidas) de materiais de construção como pedras, saibros, areia ou cascalho, argilas para exploração, constitui uma das fases importantes do planeamento das obras civis de vulto. Nas obras situadas nas grandes cidades e nas proximidades das mesmas, o material de construção necessário poderá ser adquirido de fornecedores (pedreiras, areais...) já instalados. A maioria das grandes obras rodoviárias, ferroviárias, hidráulicas, habitacionais etc., no entanto, utiliza jazidas próprias.
Exemplo de Obra de Terra.
A localização adequada das jazidas que forneçam materiais de boa qualidade é um dos factores que mais influem no custo e no andamento das grandes obras civis.
Identificação de jazidas naturais para exploração de material:
- Pedreiras (Pedra): Utilizadas para confecção de concretos, pavimentação, revestimentos de fachadas de edifícios, etc...
- Jazidas de Cascalhos e Areia: Utilizados para revestimento de leitos de estradas, construção de aterros de terra, concretos, obras de drenagem, etc...
- Jazidas de Argila: para impermeabilização de obras de terra, para cerâmica em geral (fabricação de tijolos).Vista da construção de aterro.
A potencialidade de uma região, quanto à possibilidade de existirem ocorrências favoráveis para a exploração de jazidas (materiais minerais nobres, como o