A eletrosfera
Região bastante importante, pois nas reações químicas os elétrons são as partículas que efetivamente participam, e eles estão nessa região que é chamada de eletrosfera.
Vários estudos realizados pelo físico Niels Bohr o levaram a criar um modelo atômico no qual a eletrosfera foi dividida em níveis de energia.
Os níveis de energia são regiões ao redor do núcleo onde os elétrons giram em órbitas específicas dependendo da sua energia.
Para os elementos conhecidos até os dias de hoje existem até 7 níveis de energia ou camadas eletrônicas. Esses níveis de energia são designados por um número quântico principal n que assume valores de 1 a 7, ou por letras K, L, M, N, O, P e Q.
Número máximo de elétrons que cada nível comporta é determinado pela equação de Rydberg = 2.n2 (obs onde n é o número quântico principal que indica a camada).
Calculando o número de elétrons teremos:
K L M N O P Q
2 8 18 32 50 72 98 teóricos
Mas para os elementos descobertos até hoje os valores encontrados nasua eletrosfera são:
K L M N O P Q
2 8 18 32 32 18 8 valores para os átomos atuais
Para os elementos descobertos até os dias de hoje os níveis são divididos em subníveis de energia. Nesses elementos encontramos até 4 subníveis. Designados por letras minúsculas s,p,d e f
O número de elétrons que cada subnível comporta é :s =2elétrons; p =6elétrons; d =10elétrons e f =14elétrons.
Associando o número de elétrons por camada com o número de elétrons por subnível, teremos:
Temos então mapeada a nossa eletrosfera, agora esses subníveis possuem uma ordem de energia crescente na qual os elétrons são distribuídos. Quem propôs esse diagrama foi o químico Linus Pauling.
DIAGRAMA DE LINUS PAULING
Lendo o diagrama, seguindo as setas você obterá a ordem de energia
CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA
Na distribuição eletrônica energética o subnível 3d6 é o mais energético, portanto, ele contém os elétrons mais energéticos do átomo de ferro no