A educação no Brasil
CURSO: HISTÓRIA
III SEMESTRE
DISCIPLINA: POLITICA EDUCACIONAL
DOCENTE: REGINALDO SOUZA
DISCENTE: DÉBORA TEIXEIRA ALVES
A DEFICIENCIA EDUCACIONAL DO BRASIL
A educação é fundamental na formação das crianças, ela é um tema apontado por especialistas como um mecanismo que salvaria a nação, já que , através da educação um país cresce, aumentando a sua renda e a qualidade de vida das pessoas.
Mas no Brasil a educação está longe de ser uma realidade satisfatória ,não é por falta de dinheiro que a educação é precária em nosso país, mas sim por falta de prioridade. O Brasil vive de reformas na educação, onde na realidade o que deveria ocorrer eram revoluções educacionais, mas por outro lado uma revolução educacional exige muitos recursos, e os recursos públicos disponíveis do Brasil em sua maioria são destinados ao pagamento de juros de dividas.
Somos uns dos países com os piores sistemas de educação no mundo, O Fórum Econômico Mundial ( WEF) é mais um órgão a consolidar que o Brasil está cada vez mais perto dos piores exemplos do mundo, em seu Relatório de Capital Humano , o WEF colocou o Brasil na 88º posição de um total de 122 países quando se trata de educação.
A educação deficiente do Brasil, sempre foi um anseio desde a colônia pois , a coroa Portuguesa não queria que o país crescesse intelectualmente, já que a educação representava liberdade, entendimento e essa realidade era um ponto negativo para eles.
Ponderar o sistema de educação fundamental é a estratégia perfeita para o Brasil, esse é o ponto chave do desenvolvimento. Um dos maiores problemas que existe nas escolas é a desvalorização dos professores, são poucos os professores que ganham um salario digno de sua função , o ensino fundamental por exemplo existe um grande número de professores que não possui o ensino superior, mas LDB ( Leis de Diretrizes e Bases) que foi promulgada em 1996, com 96 artigos onde está em vigor até os dias de hoje,