A educação moral - Durkheim
O objetivo da obra é apresentar as idéias de Émile Durkheim sobre educação moral na perspectiva da escola pública e laica. Durkheim tencionava ajudar na construção de um novo sistema social baseado na razão e na ciência, como forma de assegurar a coesão das sociedades modernas, ameaçada pela anomia e o individualismo. Suas idéias foram desenvolvidas entre a implantação da III República Francesa e a Primeira Guerra Mundial.
A obra é constituída de uma introdução, elaborada pelos editores e tradutores, que faz uma apresentação das idéias de Durkheim confrontadas com a visão de diversos pensadores de épocas distintas. Seu conteúdo principal é composto de um conjunto de 18 lições temáticas denominadas “La educación moral”, manuscritos originalmente elaborados por Durkheim no formato de conferências e publicados postumamente, cuja estrutura é formada de três partes: a primeira é uma introdução à moral laica, a segunda faz uma analise sociológica da moralidade e a terceira analisa como a criança deverá assimilar a referida moral.
Primeira parte – A lição número 1 apresenta a necessidade de uma educação baseada em princípios de laicidade e racionalidade no contexto da escola pública. Aborda também a influência da religião sobre a moralidade humana e a necessidade de encontrar substitutos para ela na composição da dita moral laica racional.
Segunda Parte – Nas lições de 2 a 8, é feita uma análise sociológica da moralidade. A idéia básica é que a moral deva ser uma regra determinante da conduta, fixando o comportamento de forma a reduzir o arbítrio individual, além de estabelecer a regularidade de hábitos em condições determinadas. Essa regularidade atuaria mediante a autoridade moral, sendo que juntas comporiam o espírito de disciplina, a primeira disposição fundamental de todo temperamento moral, considerado o primeiro elemento da moralidade e fator sui