A educação inclusiva e o aluno com deficiência visual
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
AMANDA BOTTARO – RU: 568198 ANDRÉIA M.OSHIRO – RU: 568206
DESCALVADO
2010
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal ampliar os conhecimentos sobre a deficiência visual e a escola inclusiva, realizando uma discussão a respeito dos pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as políticas educacionais nesta área atualmente. Deste modo, apresentando o conceito, as características e apontando os ajustes curriculares necessários para a aprendizagem dos alunos deficientes visuais.
O estudo proposto é de suma importância para a formação dos educadores inseridos no meio escolar, principalmente porque qualifica e auxilia a prática educativa, além de nortear todo o trabalho pedagógico vinculado à educação inclusiva.
A metodologia utilizada neste trabalho envolveu pesquisa bibliográfica sobre o assunto e análise qualitativa das informações coletadas.
Portanto, os principais conteúdos abordados aqui, tratarão sobre a inclusão de indivíduos com deficiência visual na escola, sobre seu desenvolvimento intelectual e social, além de relatar a realidade existente nas instituições, que infelizmente, é muito diferente do que deveria ser, pois muitas vezes a inclusão torna-se uma real exclusão.
DESENVOLVIMENTO
Segundo a lei no 9394/96, capítulo V, art.58, entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Porém, antes da existência desta lei, a inclusão escolar sofreu várias mudanças. A história das crianças que possuem algum tipo de deficiência vem ao longo do tempo alcançando grandes conquistas. Na Grécia Antiga, as crianças portadoras de deficiências físicas e /ou mental, eram assassinadas ou abandonadas pelos pais porque o governo não aceitava