A educação de Fernando Azevedo
TURMA: CN 13.14
PROFESSORA: Leila Scoralick
ESTÁGIO – MÓDULO 1
ESTÁGIO – MÓDULO 2
ESTÁGIO – MÓDULO 3
PESQUISE SOBRE A EDUCAÇÃO PARA DURKHEIM
Emile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da Sociologia, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
Segundo Durkheim, seria preciso considerar os sistemas educativos que existem tomá-los e aprender sobre eles. É necessário que haja relações entre os adultos, adolescentes e crianças e que também ações se estabeleçam entre eles. E que em cada grupo social existem variadas concepções e interesses educativos, mas existem também aspectos comuns que devem ser percebidos e levados em consideração.
“A educação não é, pois para sociedade, senão o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência. (...) A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente,sedestine."
De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Segundo Durkheim, as ideias sobre a natureza humana, sobre progresso, ciência, arte, direitos e deveres...vão encaminhar a sociedade a organizar um ideal de homem, gerada pela necessidade de se manter no tempo e espaço, uma necessidade de socializar novas gerações.
A sociologia fortaleceu-se graças a