A Educa O A Dist Ncia No Brasil E A Cria O Da Universidade Aberta Do Brasil
Diante do contexto histórico mundial, entre 1904 e 1996, surgiram vários movimentos na educação brasileira que contribuíram para maior regulamentação da EaD no país. Segundo Gomes (2010), a Educação a Distância em caráter experimental constava na Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, essa primeira LDBEN havia sido aprovada um pouco antes de Darcy assumir o cargo de Ministro da Educação no regime parlamentarista. Entretanto, em virtude das suas inquietações com a democratização de acesso a educação e sua ampliada visão de futuro para a educação, ainda que mais de 30 anos depois, na segunda LDB, Darcy Ribeiro, retirou a Educação à Distância da clandestinidade, citado por Gomes (2010), conforme a expressão corrente.
Criá-la é a perspectiva aberta pela Lei de Diretrizes e Bases e da educação nacional que fiz aprovar no Congresso e que foi batizada de Lei Darcy Ribeiro. Nela restringe-se a frequência obrigatória, possibilitando o ensino à distância para os níveis primário, médio e superior. Isso representa perigo e uma ampla perspectiva de melhoria do ensino. Perigo porque se o ensino à distância se converter em máquina de fazer dinheiro, como ocorre na maioria das escolas privadas, será um desastre. Promessa porque possibilitará o Brasil recuperar trinta anos de atraso que tem nessa matéria, criando programas responsáveis de ensino à distância nos três graus. Darcy Ribeiro, Confissões. (FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO, 2010, online).
Preocupado com as questões do avanço social e tecnológico e da democratização do acesso à educação, Darcy considerava prioritária a sintonia da educação com as novas tecnologias, aproveitando todo o seu potencial democratizante, Gomes (2010). Ainda afirma o autor que a educação básica e a formação de professores ocuparam lugar especial na concepção do educador, para ele, em um país pobre, a universidade pública e gratuita deveria oferecer retorno compatível à