a dry é linda
alto forno agora
ÍNDICE
01 – INTRODUÇÃO 2
02 – DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO 2
03 – PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 4
DISPOSIÇÃO DA CARGA NO INTERIOR DO ALTO-FORNO 7
REAÇÕES INTERNAS NO ALTO-FORNO 8
04 – OPERAÇÃO DOALTO-FORNO 14
4.1 – CONTROLE DE OPERAÇÃO DO ALTO-FORNO: 14
4.2 – CONTROLE DO NÍVEL TÉRMICO 19
4.3 – ANORMALIDADES OPERACIONAIS 21
05 – PRINCIPAIS ÍNDICES OPERACIONAIS DO ALTO-FORNO 24
01 –Introdução
Sendo o objetivo do curso difundir conhecimentos e técnicas aplicadas na operação do alto-forno, primeiramente será feita uma descrição do equipamento e seu princípio de funcionamento.Serão abordadas rapidamente as principais reações que ocorrem nas diversas zonas operacionais do forno.
Numa segunda parte serão abordados os aspectos relativos ao controle operacional do alto-fornocomo controle térmico, controle de equipamentos, controle de vazamento de gusa e escória e cálculo de carga.
Finalmente serão apresentados os principais índices operacionais do alto-forno, bem comoalgumas definições básicas para se calcular esses índices e referências com relação as matérias-primas utilizadas.
02 – Descrição do Equipamento
O alto-forno é um reator metalúrgico de contracorrente destinado a produção do ferro gusa.
O ferro gusa é obtido à partir da redução de óxidos de ferro em contra corrente com o elemento redutor (CO2 e H2). O ferro gusa é uma soluçãoferro-carbono, composta de 90 a 95% de ferro e 3,0 a 4,5% de carbono e elementos de liga como Si e Mn.
No alto-forno, o gusa é produzido no estado líquido (a uma temperatura de 1.500ºC) e nesse estado élevado a Aciaria, onde após um processo de “purificação” passa a se denominar aço.
Além do gusa, são gerados no alto-forno os subprodutos como a escória, o gás e o pó e a lama provenientes da limpeza degás. Outro subproduto de processo é a energia gerada pala turbina do topo.
A