a droga da obediencia
O rio São Francisco desemboca no Oceano Atlântico e possui vários rios afluentes em sua bacia hidrográfica: Abaeté, das Velhas, Paraopeba, Jequitaí, Paracatu, Verde Grande, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande.
O São Francisco possui uma grande importância econômica na região por onde passa, pois, é usado para navegação (em alguns trechos), irrigação de plantações e pesca. Em função desta importância, existe um projeto do governo federal que pretende fazer a transposição do rio para que as águas possam atingir regiões que sofrem com a seca nordestina.
O rio São Francisco também é uma importante via de transporte de mercadorias na região. Os principais produtos transportados, em embarcações especiais, são: sal, arroz, soja, açúcar, cimento, areia, manufaturados, madeira e alguns minérios. Há também o transporte de turistas, pois o passeio pelo rio é muito procurado.
B) reportagem:
A estiagem que atinge todo o país mudou, completamente, uma das mais belas paisagens deMinas Gerais. O Rio São Francisco, imponente por seu tamanho e história, enfrenta a pior seca dos últimos cem anos. Com o volume de água em um nível crítico, os turistas sumiram; comerciantes, agricultores e pescadores já não sabem mais o que fazer pra garantir o sustento das famílias.
Nesta semana, o MGTV 2ª edição exibe uma série especial de reportagens, que mostra a situação do rio. Os repórteres Ricardo Soares, Alípio Martins e Sérgio Leite percorreram vários trechos do Velho Chico no estado, para mostrar como a seca impactou o rio e quem vive perto dele.
Morada Nova de Minas, à beira da represa de Três Marias, é uma das cidades que enfrentam uma fuga de visitantes. A artesã Maria da Piedade Pereira mora no local há 25 anos e se impressiona com o baixo nível da