figuras sintáticas
As Figuras de Sintaxe também conhecidas como Figuras de Construção são as figuras responsáveis por modificar um período, quer seja omitindo, invertendo ou repetindo termos para dar expressividade a uma oração. São muito utilizadas por escritores e afins da língua portuguesa para brincar e dar mais ênfase ao que se quer ressaltar.
Elipse
Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplo:
“A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos” (Carlos Drummond de Andrade) Elipse da conjunção “se”, antes de “não”.
Silepse
A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido. Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa.
1. Silepse de gênero
Ocorre a silepse de gênero quando a concordância se faz com a ideia que o termo comporta e não com o gênero. Exemplo:
A bonita Porto Velho sofreu mais uma vez com o calor intenso.
Nesse caso, o adjetivo bonita não está concordando com o termo Porto Velho, que gramaticalmente pertence ao gênero masculino, mas com a ideia contida no termo (a cidade de Porto Velho).
2. Silepse de número
A silepse de número ocorre quando o verbo da oração não concorda gramaticalmente com o sujeito da oração, mas com a ideia que nele está contida. Exemplo:
“Esta gente está furiosa e com medo; por consequência, capazes de tudo.” (Almeida Garret)
A palavra “gente" é, gramaticalmente, singular, mas como contém uma ideia plural ( = aquelas pessoas) o adjetivo ”capazes" passa a concordar com essa ideia plural, e não com a palavra singular "gente" .
3. Silepse de pessoa
A silepse de pessoa ocorre quando há um desvio de concordância. O verbo, mais uma vez, não