A Doutrina Dos Ap Crifos
A Doutrina de Deus
• A relutância em mencionar o nome de Deus.
Ex. I Macabeus “A vitória não depende da multidão dos exércitos, pois a força vem do Céu”.
• Evita a necessidade da intervenção divina no destino do mundo.
Ex. 2 Macabeus são os anjos, enquanto, em 1
Macabeus nem Deus e nem os anjos, mas sim,
Judas que leva a vitória sobre os inimigos.
• Os apócrifos afirmam que os indivíduos participam do processo da salvação, sem qualquer prejuízo de sua liberdade, ou seja, anulam a Soberania de Deus.
Ex. As nossas obras estão sujeitas à nossa alternativa e o poder de fazer o bem e o mal estão nas obras das nossas mãos. Sb.9.7
A Doutrina do Pecado
• A atribuição da culpa do pecado original em alguns escritores ressaltam que foi Eva (Eclesiástico 24.23); enquanto outros a Adão (2 Esdras 7.118); ainda outros ao Demônio (Sb. 2.24); e finalmente outros atribuíam aos Anjos maus (1Enoque 10.7-8).
No entanto Baruque afirma que “Embora Adão fosse o primeiro a pecar, por ele a morte se transmitisse a todos os seus descendentes, cada um nós preparou no seu íntimo tal acontecimento... Adão é apenas responsável pelo seu pecado, enquanto cada um responde pelo seu, por sermos cada um o seu Adão em espírito” (2 Baruque 54.15 e 19)
• Quanto à expiação por esse pecado, recorrese aos sacrifícios, tal como os Antigo
Testamento. Mas não dispensam as obras.
Ex. “Aquele que honra o pai fará sacrifícios pelos pecados (Eclesiástico 3.3)
“A esmola livra da morte e purifica o pecado”
(Tobias 12.9)
Morte e o Purgatório
• Purgatório é a condição e processo de purificação ou castigo temporário em que as almas daqueles que morrem em estado de graça são preparadas para o Reino dos céus.
Ex. “Se ele não esperasse que os mortos que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se considerasse que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormeceram piedosamente, então era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis