A diversidade no 'mercadão' de são paulo
No Hocca Bar, há mais de meio século, o sanduíche de mortadela vem sendo o mais procurado surgiu por necessidade, pois, segundo Horácio Gabriel, dono do estabelecimento, os trabalhadores da região, que faziam sua refeição, no mercado, pediram para haver um capricho maior no sanduíche, pois seria sua única refeição do dia e também porque a maioria dos freqüentadores eram portugueses e gostavam de mesas fartas.
Foi no Hocca Bar que surgiu também o tradicional pastel de bacalhau, muito apreciado por seus frequentadores brasileiros, portugueses entre outros. Por dia Horácio estima que venda, em média, 150 a 200 pastéis e sanduíches.
Os frequentadores do mercado relatam que depois da reforma, o local ficou ótimo, pois podem encontrar uma grande diversidade de frutas, bebidas, queijos e depois das compras podem saborear as gostosuras. O público é bem diversificado, pois encontramos pessoas de todos os lugares, como é o caso da cearense Fátima Machado, que está de férias em São Paulo, e diz que vai ao mercado fazer compras e saborear as gostosuras todas as vezes que está na cidade ao menos duas vezes por semana.
O Mercado Municipal de São Paulo, o "mercadão" como é conhecido popularmente, surgiu em 25 de janeiro de 1933, quando a cidade possuía um milhão de habitantes. Hoje já com seus 77 anos, passou ao logo dos anos por várias reformas a mais recente foi em 2004, quando foi restaurado mantendo suas características.
O "mercadão" fica localizado na região central da cidade e funciona de segunda a sábado das 7h30 às 18h e aos domingos e feriados das 7h30 as