A diversidade da Ciência Psicológica
Questionário
1- Explique, com suas próprias palavras, a afirmação: “A Psicologia, como área de conhecimento e profissão, é marcada pela diversidade e pode ser caracterizada como um ‘espaço de dispersão’”.
R: Uma das caracteristicas da psicologia, é a diversidade, exemplificada pelas suas diversas areas de atuação e linhas de raciocinio. Segundo Figueiredo, pode haver mais de uma resposta certa para a mesma pergunta.
2- Qual é a origem da diversidade na Psicologia? Explique, com suas próprias palavras, o que são as matrizes do conhecimento psicológico, na definição de L.C. Figueiredo.
R: Esta diversidade se dá, por diversas influencias sociais, politicas, epistemologicas e metafisicas. As matrizes são: valores e normas, crenças metafísicas, concepções epistemológicas e metodológicas, quando se conhece as matrizes, aquilo que parecia ser caótico, passa a ser melhor entendido.
3- O que são o dogmatismo e o ecletismo e por que surgem? Por que o autor considera-os inaceitáveis?
R: O dogmatismo é quando um psicologo/estudante acredita que a “sua” psicologia é a unica que detem a verdade, que esta correta, e assim achando que todas as outras são inferiores; o ecletismo é quando o psicologo/aluno acredita que não há diferenças entre as psicologias, e todas irao resultar em um unico ponto no final. Surgem pelo fato de que o psicólogo/aluno não conseguem enfrentar a ampla diversidade que a psicologia abrange e o autor considera inaceitável porque o desenvolvimento da psicologia e do psicólogo não crescem.
4- O que Figueiredo propõe como atitude para o psicólogo lidar com a diversidade da Psicologia?
R: Propõe que os psicologos não fiquem estagnados nem acomodados a uma unica linha de pensamento, que busque compreender as outras psicologias, assim enriquecendo o seu acerso para “consulta e referencia” ao estudar um caso, comparando a sua terioria com as outras existentes para faze-lo assim um profissional melhor.
5-